Flan pâtissier sans pâte (sem massa)

em quarta-feira, 26 de agosto de 2015

coisas-simples-sao-a-receita


Oui, oui c'est moi...
Sou eu com mais uma receita tipicamente francesa.

Há dias em que sinto-me nostálgica, em que não me apetece sair, em que não me apetece ver tv, não me apetece fazer nada em especial e apetece-me fazer tudo.
Dias em que digo que estou com a zoira e o meu mau feitio fica um bocado mais acentuado que nem os gatos me aturam.



Vá de ir para a cozinha, colocar leite, açucar e sementes de baunilha num tacho e ligar o fogão.
Passados uns minutos, sinto um aroma delicioso a baunilha, sinto-me reconfortada e a boa disposição está de volta.
Acho que estes dias são o reflexo de falta de férias, mas estou quase, quase lá.

Este flan pode ser feito em forma de tarte com massa folhada ou areada ou só o pudim.
É um flan sobejamente conhecido dos apaixonados da pastelaria francesa.
Experimentem fazer, pois como tudo o que faço é bastante simples e sai sempre bem.

Continuação de boa semana.

Receita do Chocolate à tous les étages.


Ingredientes (forma de 18 cm)

1 litro de leite
100 g de amido de milho (maizena)
2 ovos + 1 gema
2 vagens de baunilha
150 g de açucar
200 ml de natas (para bater)


Leve cerca de 750 ml do leite ao lume com o açucar, as vagens de baunilha abertas e raspadas.

Numa tigela misture os ovos, a gema e o amido de milho.
Junte o restante leite e bata tudo até obter um creme homogéneo e sem grumos.
Junte as natas e volte a misturar e a bater uns segundos.

Depois do leite ferver retire do lume.
Tire as vagens de baunilha e despeje em fio, mexendo sempre o leite quente na mistura dos ovos.
Mexa bem com uma vara de arames até o creme espessar um pouco.
Se achar que está muito líquido, que não engrossou nada leve o creme uns minutos ao lume, mexendo sempre até engrossar um pouco.
Deixe repousar 10 minutos.

Pré aqueça o forno a 200º.

Unte uma forma de aro removível com creme vegetal e forre a forma com papel vegetal, ou papel de forno. Tente que o papel fique o mais esticado possível para o flan não ficar com muitas marcas do papel.
Mexa bem o creme, despeje-o suavemente na forma e leve ao forno a cozer 35 a 40 minutos.
Se achar que está a ficar muito tostado tape com papel de alumínio ou vegetal.
Retire do forno, deixe arrefecer.
Reserve no frigorífico umas horas, de preferência a noite toda e desenforme.
Sirva fresco.

coisas-simples-sao-a-receita

Notas: Quando tirar o flan do forno o creme pode ainda não estar completamente sólido.
Não se preocupe, depois de frio solidifica.
Nada mais a acrescentar a não ser faça e delicie-se.


coisas-simples-sao-a-receita

  


















Topo