Bolo Grão Vasco de laranja e amêndoa sem açúcar

em domingo, 21 de janeiro de 2018

bolo sem acucar


bolo de laranja e amendoa sem acucar


bolo de laranja e amendoa sem acucar

Bolo de laranja e amêndoa sem açúcar.
Este bolo chama-se Grão Vasco. 
A receita deste bolo foi adaptada do blog Quiosque da Joana e do Vasco
Descobri o blog da Joana uma vez que entrei nos blogues do Sapo. Não faço ideia o que me despertou a atenção, talvez por ter o nome da minha filha.
Li uma ou duas publicações. Vi que além de ter o nome da minha filha tinha um cão louco e medricas como eu tinha tido um. Escrevi o nome do blog nas notas do telemóvel para quando tivesse tempo ler o blog com calma.
Esse tempo chegou quando a minha mãe teve de ser transferida para o Hospital de Santa Maria. Nessa altura, enquanto esperava por notícias tinha todo o tempo do mundo e precisava estar ocupada.
Voltei ao Quiosque e tive tempo de o ler todo. Embora estivesse nervosa e bastante apreensiva a Joana conseguiu arrancar-me vários sorrisos e ajudou-me a passar dias bastante complicados.
Obrigada Joana pela companhia que tu e o Vasco me fizeram em horas bastante um bocado difíceis, e desculpa só há pouco tempo começar a comentar o teu facebook, mas eu sou tipo bichinho do mato, até sair da toca é complicado.
Coincidência,a Joana hoje tem uma filha com o nome da minha neta.

Vamos lá à receita. A receita da Joana leva açúcar de coco, eu queria um bolo que não levasse qualquer tipo de açúcar. Experimentei e posso dizer-vos que ficou divino. Um bolo pudim cheio de sabor e delicioso.


Ingredientes (forma 19 cm)

180 g de tâmaras secas sem caroço
70 g de uvas passas brancas
50 g de amêndoa moída ou farinha de amêndoa
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 laranjas médias
40 g de óleo de coco derretido
6 ovos


Cobertura
50 g de chocolate negro sem açúcar (74% de cacau)
40 g de natas de soja

Creme vegetal e farinha de amêndoa para polvilhar  a forma


60 minutos antes de começar a confecção do bolo hidrate as tâmaras e as passas em água fria. Passado esse tempo escorra-as bem e processe-as num processador de alimentos, até formar uma pasta. Reserve.

Unte com creme vegetal e polvilhe com amêndoa moída uma forma redonda de fundo amovível.
Corte um círculo de papel vegetal e forre o fundo da forma.
Pré aqueça o forno a 180 º.

Numa taça deite a amêndoa, a raspa das 3 laranjas lavadas e o bicarbonato. Misture bem e reserve.

Noutra taça deite a pasta das tâmaras com as passas, junte o sumo das laranjas e os ovos ligeiramente batidos. Mexa bem até estar tudo bem ligado. Não precisa de bater muito.
Junte a mistura dos secos e volte a misturar bem até estar tudo bem incorporado. Junte o óleo de coco, envolva bem. Deite a mistura na forma e leve a cozer 50 minutos. Passado esse tempo verifique a cozedura. Se tocar no topo do bolo e este não estiver firme deixe cozer mais uns minutos.
Depois de cozido deixe no forno até ficar morno. Passe a ponta de uma faca a toda a volta da forma e deixe arrefecer completamente para que seja mais fácil desenformar.

Depois de desenformado corte o chocolate em pedaços pequenos e leve uns segundos ao micrrondas até derreter. Mexa vigorosamente até o chocolate ter esfriado e junte as natas, misture bem.
Espalhe pelo topo do bolo, com um garfo faça uns riscos na cobertura.
Sirva, delicie-se e surpreenda quem o provar.
  
bolo de laranja e amendoa sem acucar



Notas: Se optarem por fazer a receita original sigam a indicação do tempo de cozedura da receita. O meu levou mais tempo a cozer por ter usado a pasta das tâmaras.
Fica uma massa líquida, para evitar que a forma do bolo verta envolva o exterior do fundo da forma em papel de alumínio.


bolo de laranja e amendoa sem acucar


bolo de laranja e amendoa sem acucar


bolo de laranja e amendoa sem acucar


bolo de laranja e amendoa sem acucar


bolo de laranja e amendoa sem acucar


bolo de laranja e amendoa sem acucar


bolo de laranja e amendoa sem acucar



Topo